segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Gráfico relaciona cores com os sentimentos que elas podem transmitir

*
Seja para decorar um cômodo ou criar materiais gráficos, a escolha das cores é fundamental para obter sucesso.


Já ouviu aquela história de que a tela de erro do Windows é azul porque essa cor transmite calma? Pois bem, ninguém pode afirmar, com certeza, de que essa foi intenção da empresa ao escolher essa aparência, mas é fato que profissionais do mundo todo estudam a simbologia das cores e a forma como elas podem influenciar os sentimentos humanos.
Para facilitar a tarefa, a imagem abaixo,  lista diversas cores e os aspectos positivos de cada uma, além de alguns negativos, quando eles existem.

Branco - tradicionalmente representa a pureza e inocência nas culturas ocidentais (noiva e vestidos de batismo), enquanto que nas culturas orientais e africana é a cor da morte - mais uma vez um sinal da pureza da alma do falecido. Nas famosas máscaras do teatro chinês, branco também designa uma pessoa terrível, em oposição à representação ocidental de covardia - amarelo.

Preto - especificamente significa a morte, o mal e gerais conotações negativas. Na extremidade oposta estão os antigos egípcios, para quem ela representava fertilidade, vida e crescimento. Devido à associação com a noite, o preto pode também expressar mistério e o desconhecido, enquanto ele é o símbolo de elegância suprema e simplicidade no mundo da moda.

Púrpura - o tom mais próximo do preto, devido ao fato de que reflete pouco a luz. É geralmente associada a sentimentos profundos em todos os domínios artísticos, realeza (porque era usado pela classe dominante numa época em que a tintura roxa era muito cara) e bravura.



fonte:http://www.logovia.com.br/blog/design/a-psicologia-das-cores-na-identidade-e-no-branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário