segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Mão de Deus: telescópio da NASA registra um fenômeno incrível no espaço

Mão de Deus: telescópio da NASA registra um fenômeno incrível no espaço
Trata-se dos restos energizados de uma estrela morta que deram origem a uma nebulosa que se assemelha à imagem de uma mão


Na última quinta-feira (9), a NASA divulgou uma imagem fascinante. Trata-se do mais recente registro da “Mão de Deus” que foi capturado pelo telescópio Nuclear Spectroscopic Telescope Array (NuSTAR). O fenômeno já havia sido fotografado anteriormente, mas a nova imagem foi tirada com raios X de alta energia, que revelaram uma nova coloração.
O fenômeno teve origem na explosão de uma estrela, que acabou ejetando uma enorme nuvem de matéria. A imagem da “Mão de Deus” retrata o que restou da supernova que surgiu logo após a explosão da estrela, que é uma estrutura chamada de nebulosa de vento de pulsar.
O pulsar, que recebeu o nome de PSR B1509-58, gira em torno de seu próprio eixo sete vezes por segundo. Esse movimento dá origem a um vento que faz com que as partículas de matéria resultantes do colapso da estrela sejam ejetadas.
Tais partículas interagem com os campos magnéticos ao redor e dão origem à imagem que vemos acima quando observada através de raios X. Os cientistas ainda não sabem determinar ao certo se o material ejetado realmente assume a forma de uma mão ou se é a interação entre as partículas da nebulosa que criam essa aparência.
A nuvem vermelha que aparece “na ponta dos dedos” é uma estrutura separada chamada RCW 89. Os astrônomos acreditam que o vento gerado pelo pulsar esteja aquecendo a nuvem e a levando a produzir raios X de baixa energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário